NOVABIO

Presidente da NovaBio e Sindaçúcar-PE recebe medalha do Mérito Judiciário do TJPE

Renato Cunha homenageado pelo TJPE – Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

O presidente da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) e do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, foi agraciado com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, no grau de Cavaleiro Geral. A honraria, concedida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), foi entregue nesta segunda-feira (19/08), durante cerimônia realizada na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE), localizada na Ilha Joana Bezerra, em Recife (PE).

Renato Cunha ao lado de Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM
Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

“Foi uma honra ser homenageado ao lado de personalidades tão ilustres que se destacaram na iniciativa privada e pública do Nordeste, especialmente em celebração dos mais de 200 anos do Tribunal de Justiça deste Estado, região cuja produção de açúcar e etanol, há séculos, colabora para o desenvolvimento do Brasil”, enfatizou Cunha.

O executivo compartilha este reconhecimento com Priscila Krause Branco, vice-governadora de Pernambuco; José Antônio Vilela, ministro do STJ; os empresários Pedro Schwambach, Rosalvo Rocha e Fernanda Dias; Julieta Grande, cônsul-geral da Argentina; o coronel Ivanildo Torres, delegado-geral da Polícia Civil; e Maristela Niz, jornalista.

Medalha entregue ao empresário Pedro Schwambach (ao centro)
Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Currículo

Renato Cunha acumula mais de 40 anos de experiência no setor sucroenergético nacional. Além de presidir a NovaBio, que reúne 35 usinas e destilarias de etanol em 10 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e do Sindaçúcar-PE, o executivo é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e da Bioenergia Brasil, que integra o segmento canavieiro nacionalmente. Membro efetivo da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Governo Federal, também ocupa a posição de titular do Conselho Temático da Agroindústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ao longo da carreira, Renato Cunha exerceu cargos executivos em grandes empresas como os Grupos Farias e Eduardo Queiroz Monteiro. Foi gerente do Lloyds Bank PLC e participou da criação do seu setor de agribusiness em Pernambuco. Nasceu em Recife, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) da UFPE. Igualmente, Cunha tem MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas/UNICAP.

Autor dos livros “A Energia Limpa do Desenvolvimento” (2006) e “Educação Executiva” (2011), recebeu por três vezes consecutivas o título “Líder do ano MasterCana no Nordeste” em premiação do Grupo Procana, responsável pelo Jornal Cana, um dos veículos de comunicação mais lidos no segmento sucroenergético brasileiro.

General Maurílio Miranda Netto Ribeiro recebe Medalha do
presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto – Foto: Arthur Mota/
Folha de Pernambuco

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *