NOVABIO

Sustentabilidade do setor
sucroenergético é destaque da
NovaBio no Santander DATAGRO

Renato Cunha, presidente da NovaBio, discursando na abertura do evento

As vantagens nem sempre percebidas de imediato, mas que estão inseridas no DNA do setor sucroenergético, foram o principal tema do presidente-executivo da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), Renato Cunha, ao participar da abertura do Santander DATAGRO Safra de Cana, Açúcar e Etanol 2023/24, realizado na manhã desta quarta-feira (08/03), em Ribeirão Preto (SP). Ele destacou que a ampla geração de renda e emprego, além da contribuição decisiva no combate às mudanças climáticas, estão no topo da lista de ganhos proporcionados pelo setor.

O seminário, considerado um dos principais da indústria canavieira nacional, reuniu diversos empresários, representantes de associações e lideranças políticas para discutir temas estratégicos para o segmento. O presidente da DATAGRO, Plínio Nastari, sublinhou em sua exposição que o setor continua vibrante, com a expectativa de uma grande safra no Centro-Sul no ciclo 2023/24 e um cenário favorável do ponto de vista de demanda mercadológica. A agricultura brasileira, na visão de Nastari, é referência mundial de sustentabilidade.

Além de Renato Cunha, a NovaBio, entidade que congrega 35 usinas e destilarias de etanol em 10 estados brasileiros, também foi representada por Pedro Robério de Melo Nogueira, presidente do Conselho Deliberativo da entidade, e do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçucar/AL).

Em sua 7ª edição, além de uma avaliação da safra 2022/23 e projeções para o ciclo 2023/24, a programação do Santander DATAGRO incluiu a realização de 14 painéis, com a participação total de 68 palestrantes para debater fundamentos do mercado mundial de açúcar, sustentabilidade, tecnologias agrícolas, crédito rural e expansão do uso do etanol no Brasil e no exterior.

Junto com Renato Cunha, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçucar/PE), participaram da abertura do evento importantes dirigentes de entidades e parlamentares ligados ao setor.

Confira a lista completa:

  • Arnaldo Jardim, deputado federal (SP) e presidente da Frente Parlamentar de Valorização do Setor Sucroenergético
  • Itamar Borges, deputado estadual (MDB/SP)
  • José Vitor, deputado federal (PL/MG)
  • Antônio Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto
  • Gilberto Duarte de Abreu Filho, vice-presidente Executivo do Banco Santander
  • Marcelo Menna, gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RP)
  • Rosana Amadeu Silva, presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise-Br)
  • Hugo Cagno, presidente da União Nacional da Bioenergia (UDOP)
  • Eduardo Romão, diretor da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana)
  • Marcos Landell, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
  • Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agro
  • Luciano Rodrigues, diretor de Economia e Inteligência Estratégica da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA)
  • Luiz Carlos Dalben, sócio da DMS Consultoria

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *