NOVABIO

NovaBio emite nota de pesar pelo
falecimento de Alysson Paolinelli

Alysson Paolinelli, patrono da agricultura tropical brasileira

Nesta quinta-feira (29/06) a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) emitiu nota de pesar pelo falecimento de Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura.

Abaixo, a nota na íntegra:

A Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), representando seus associados e colaboradores, lamenta o falecimento do engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, ocorrido nesta quinta-feira (29/06), em Belo Horizonte, aos 86 anos.

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e 2022, Paolinelli foi coautor da saga da expansão da agricultura brasileira no mundo contemporâneo. Participou de programas pioneiros no País, especialmente na criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e no desenvolvimento do Cerrado a partir da década de 1970.

Nascido no município de Bambuí, localizado no Centro-Oeste de Minas Gerais, Alysson Paolinelli teve extensa carreira pública em prol da agropecuária nacional. Após dirigir por três vezes a Secretaria de Agricultura de Minas, foi convidado para liderar o Ministério da Agricultura, onde atuou entre 1974 e 1979. Também presidiu a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e, desde 2022, ocupava a presidência-executiva da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Recentemente, como catedrático da Universidade de São Paulo (USP), ele estava à frente do Projeto Biomas, que busca estruturar um planejamento estratégico dedicado à segurança alimentar, aumentando a produção brasileira de alimentos para atender mais de 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *