Antonio de Padua Rodrigues
Uma vida dedicada à cana-de-açúcar. Esse foi o tom das inúmeras notícias e notas de pesar que circularam neste final de semana, após a perda de um dos executivos mais respeitados do setor sucroenergético e grande defensor de tudo o que pudesse beneficiar a indústria da cana-de-açúcar no Brasil. Antonio de Padua Rodrigues faleceu aos 71 anos no sábado, 10 de fevereiro, após longa batalha contra um câncer.
Padua deixa um legado de grandes e significativas contribuições, fruto de quase 50 anos de uma carreira inteiramente dedicada ao desenvolvimento e aprimoramento do setor. Ele se aposentou em 2022, após mais de 20 anos como diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), entidade onde chegou a ocupar interinamente a presidência.
“Padua foi sempre competente, generoso e sensato. Um grande guerreiro. Um homem probo, idealista e de bem. Lutou incansavelmente contra essa insidiosa doença”, afirmou o presidente-executivo da NovaBio, Renato Cunha. Ele também é presidente do Sindaçúcar de Pernambuco.
Uma das lideranças mais elogiadas e relevantes do setor, Padua ficará na história por ser um dos grandes responsáveis por inúmeras medidas que viabilizaram a evolução do setor sucroenergético brasileiro. Alvo de inúmeras homenagens e reconhecimentos ao longo da vida, foi homenageado em 2022 durante a 22ª Conferência Internacional Datagro sobre Etanol e Açúcar, quando se despedia formalmente como integrante da equipe da UNICA.
Em novembro de 2023, foi homenageado durante o 6º Seminário UDOP de Inovações com o Troféu da Agroenergia, em reconhecimento à sua excepcional contribuição para o desenvolvimento do setor.
O velório de Antonio de Padua Rodrigues será realizado neste domingo (11/02), das 9:00 hs às 13:00 hs, no Memorial Metropolitano de Piracicaba (SP). O sepultamento acontece a partir das 13:00, no Cemitério Parque da Ressurreição, também em Piracicaba.