A indústria da cana-de-açúcar brasileira praticamente nasceu no Nordeste, com os primeiros registros de açúcar produzido em Pernambuco e exportado para a Europa datando de 1519. Hoje, o Nordeste ainda emprega mais de 35% dos cerca de 700 mil trabalhadores do setor em todo o país. Esse é um dos dados que tornam fundamental a inserção, no diálogo nacional, dos pontos de vista do nordeste e de outras regiões que vem aumentando sua participação no hoje setor sucroenergético, como o Norte e o Centro-Oeste.
É com essa visão que a NovaBio, a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia, está ampliando seu trabalho de Comunicação. “É preciso garantir a inserção dos pontos de vista regionais no plano nacional. São pontos de vista válidos no diálogo setorial mais amplo, pois muitas vezes fazem sentido em outras partes do país” destaca Renato Cunha, presidente-executivo da NovaBio e presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco, o Sindaçúcar PE.
Em seus quadros, a NovaBio conta com mais um executivo de larga experiência no setor e raízes no Nordeste, o presidente do conselho Pedro Robério de Melo Nogueira, que também preside o Sindaçúcar de Alagoas. A entidade é o fórum qualificado e equipado para conduzir essa proposta segundo o diretor executivo da MediaLink Comunicação Corporativa, Adhemar Atieri. A empresa foi a escolhida pela NovaBio por somar anos de atuação no agronegócio nacional e particularmente no setor sucroenergético, no qual atua desde 2007.
“Há uma movimentação de entidades setoriais em todo o país buscando ampliar a atuação, ocupando espaços e levando adiante seus pontos de vista no plano nacional. É natural que uma instituição em crescimento, com raízes profundas em uma região tão tradicional para a indústria da cana, se posicione de forma mais incisiva,” conclui Altieri.
O atendimento à NovaBio será coordenado pelo jornalista e gestor de comunicação Flávio Falcão, que por 10 anos integrou a equipe de comunicação da Unica, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar, dirigida por Altieri entre 2007 e 2014. Também participa a jornalista Sandra de Angelis, ex-TVs Cultura, Record, Bandeirantes e Manchete, Editora Abril e Gazeta Mercantil. A supervisão de todo o trabalho será do próprio Altieri.