NOVABIO

“Roberto Rodrigues fez a inserção pioneira do etanol no mercado internacional”, destaca Cunha

Roberto Rodrigues – Foto: Cecília Bastos

JORNAL CANA – Um dos mais importantes prêmios do setor bioenergético, o MasterCana Brasil & Award 2024, homenageia Roberto Rodrigues, referência do setor sucroenergético, como o “Mais Influente da História do Setor”.

O evento, a ser realizado no próximo dia 21 de outubro, celebra os profissionais, empresas e tecnologias que fazem a diferença no Brasil e no exterior. Clique aqui para saber mais sobre o MasterCana Brasil & Award

“Formulador e competente”, destaca Renato Cunha

Renato Cunha, presidente da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) e do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), avalia a homenagem a Roberto Rodrigues:

Formulador: “além de ser uma referência na Academia e no mundo prático do empreendedorismo, Roberto Rodrigues foi sempre um ministro da Agricultura formulador.

Equilíbrio entre as cadeias produtivas

Equilíbrio: “ele buscou convergir e fazer equilíbrio entre elos das cadeias produtivas de valor do agro.”

Etanol no exterior: “fez uma inserção fundamental e pioneira do etanol no mercado internacional, assim como também fez o mesmo com outros produtos, outras commodities.”

Inserção: lembro-me bem [de ações de Rodrigues] no deslanchar das frutas no mesmo momento em que inseriu o etanol no mercado internacional.”

Recuperação da competitividade

Competitividade: “como ministro, fez também uma recuperação da competitividade.

Recuperação: “estabeleceu, formulou o início de uma recuperação que até hoje ainda precisa de ajustes em função das mudanças que ocorreram depois mas, sobretudo, para que haja mais equilíbrio de competitividade entre o etanol e a gasolina.”

Investimentos: “[o equilíbrio na competividade visto sempre] acarretando mais empregos e longevidade dos negócios. E acarretando, também, mais investimentos.”

Alto nível: “o ministro Rodrigues marcou uma era, sobretudo com seu conhecimento também técnico nas discussões de alto nível que sempre formulou e sempre empenhou-se em proporcionar a todos os integrantes do agro.”

Visitas: “destaco que ele sempre visitou as regiões do Brasil como um todo, o que inclui também a região Nordeste. Ele verificava in loco o crescimento e o desenvolvimento da agricultura nacional.”

Por Delcy Mac Cruz

Fonte: Jornal Cana

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *